Área de identificação | |
Tipo de Referência | Report |
Site | mtc-m21c.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34R/432ME9P |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/08.07.13.47 |
Última Atualização | 2020:08.07.13.50.26 simone |
Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/08.07.13.47.45 |
Última Atualização dos Metadados | 2021:03.04.02.31.03 administrator |
Chave de Citação | BertoFern:2015:ExDiCo |
Título | Experimentos para a divulgação do conhecimento fotovoltaico  |
Ano | 2015 |
Data de Acesso | 13 abr. 2021 |
Tipo | RPQ |
Número de Páginas | 28 |
Número de Arquivos | 5 |
Tamanho | 6763 KiB |
Área de contextualização | |
Autor | 1 Berto, Gislene Aparecida 2 Fernandes, Bruno Bacci |
Grupo | 1 2 LAP-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR |
Afiliação | 1 ETEP Faculdades 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 gisleneaparecida@hotmail.com 2 clezio.denardin@inpe.br |
Institução | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico | 2020-08-07 13:50:27 :: simone -> administrator :: 2015 2021-03-04 02:31:03 :: administrator -> simone :: 2015 |
Área de conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | energia renovável, módulos fotovoltaicos, desenvolvimento sustentável. |
Resumo | É de conhecimento geral a necessidade de inserção de novos temas nos materiais didáticos dos ensinos básicos do país. A evolução e acessibilidade às novas tecnologias por um público cada vez mais jovem faz com que a ampliação na base de conhecimento atual se torne imprescindível. A divulgação de novos recursos tecnológicos pode ser realizada tanto por educadores quanto por grupos de pesquisa, ou por ambos em conjunto. Com base nesta necessidade, o presente trabalho objetiva a divulgação da energia fotovoltaica limpa e renovável que se mostra vantajosa, mas ainda pouco explorada no Brasil. A partir de pesquisas e discussões realizadas no decorrer do projeto, foi elaborado um material didático que permite o entendimento de pessoas, acima de doze anos, a respeito da energia fotovoltaica. O material criado engloba um questionário sobre conceitos básicos que levam a compreensão do tema principal. Anteriormente produzido para ser aplicado em uma oficina para alunos de uma escola integral, o conteúdo, foi ampliado e reformulado para aulas de matemática, correlacionando assuntos da grade curricular com os do presente projeto. Os alunos foram avaliados a partir dos questionários pertencentes ao material didático criado. No início da aplicação do projeto para os alunos da presente etapa, cerca de 40% dos entrevistados afirmaram não ter conhecimento sobre o átomo e suas propriedades. Ficou evidenciado que a maioria (55%) conhece dois tipos de energia, sendo a hidrelétrica e a solar as mais citadas com 38% e 36%, respectivamente. A aceitação do tema se mostra favorável visto que 96,3% dos entrevistados gostariam de saber mais a respeito do efeito fotovoltaico. Deseja-se estender o projeto para diversas unidades escolares, com o intuito de enriquecer o conhecimento dos jovens e propagar a energia fotovoltaic. |
Area | FISPLASMA |
Arranjo | |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
Área de condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/rep/8JMKD3MGP3W34R/432ME9P |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/432ME9P |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | Gislene Berto_Relatório.pdf |
Grupo de Usuários | simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
Área de fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | urlib.net/www/2017/11.22.19.04.03 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3ET2RFS |
Divulgação | BNDEPOSITOLEGAL |
Acervo Hospedeiro | urlib.net/www/2017/11.22.19.04 |
Área de notas | |
Notas | Bolsa PIBIC/INPE/CNPq |
Campos Vazios | archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel doi e-mailaddress edition format isbn issn label lineage mark nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup reportnumber resumeid rightsholder secondarydate secondarykey secondarymark secondarytype session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url versiontype |
Área de controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
| |