Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaRelatório (Report)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/42K7H98
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2020/06.03.21.37
Última Atualização2020:06.03.21.37.30 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2020/06.03.21.37.30
Última Atualização dos Metadados2022:07.08.21.14.42 (UTC) administrator
Chave de CitaçãoCardosoFern:2017:ExEnDi
TítuloExperimentos para ensino e divulgação do conhecimento fotovoltaico
Ano2017
Data de Acesso26 abr. 2024
TipoRPQ
Número de Páginas24
Número de Arquivos1
Tamanho2137 KiB
2. Contextualização
Autor1 Cardoso, Milton Alexandre
2 Fernandes, Bruno Bacci
Grupo1
2 LABAS-COCTE-INPE-MCTIC-GOV-BR
Afiliação1 Universidade Braz Cubas (UBC)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 milton.a.cardoso@gmail.com
2 baccicss@gmail.com
InstituiçãoInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2020-06-03 21:37:30 :: simone -> administrator ::
2022-07-08 21:14:42 :: administrator -> simone :: 2017
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-ChaveEnsino
Energia Fotovoltaica
Energia Renovável
Sustentabilidade
Eletricidade
ResumoA energia fotovoltaica detém o óbice de ser desconhecida pela maior parte da população, esse fato faz com que a mesma seja confundida com a energia solar térmica. Deste modo, a falta de conhecimento sobre suas características e funcionalidades podem ser consideradas empecilhos para seu desenvolvimento. O corrente trabalho de iniciação científica tem como objetivo impetrar o conhecimento da energia solar fotovoltaica na sociedade, para tanto dissemina informações contextualizadas sobre mecanismos sustentáveis, demanda energética e recursos renováveis, bem como discorre sobre a produção de células fotovoltaicas e a evolução do mercado mundial. Esse projeto vem sendo desenvolvido desde 2010, todavia no último semestre de 2016 o mesmo dedicou-se a disseminação do conhecimento fotovoltaico especificamente na Escola Estadual Edewaldo Freitas Gaia Sant'Ana em São José dos Campos, SP. Três turmas matriculadas no quinto ano do ensino fundamental, aproximadamente noventa alunos, acessaram material produzido embasados com o exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) recomendados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Concomitantemente estes alunos foram alvo de pesquisa, à fim de refutar ou comprovar as hipóteses previamente levantadas, além de medir a qualidade do plano de ensino proposto pelo projeto. Fez parte desse conteúdo a compreensão da estrutura atômica, que por se tratar de público infantil, amostra entre nove e doze anos, representou-se o primeiro acesso desses indivíduos a esse conceito, bem como definições presentes na primeira lei da termodinâmica conservação da energia −, conceituação energética e observações da tabela periódica dos elementos. Realizada de forma lúdica e com intuito de sanar a curiosidade desse público pôde-se embasar em cinco módulos o conhecimento inerente ao uso e implantação da energia solar fotovoltaica e o resultados das pesquisas desenvolvidas expuseram que a energia solar fotovoltaica não é completamente disseminada e usada massivamente no Brasil por desconhecimento da sociedade, onde a mesma é corriqueiramente confundida com a energia solar térmica, sendo que esse dado foi de opinião e concordância de 49% da amostra sob pesquisa.
ÁreaFISMAT
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABAS > Experimentos para ensino...
Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2017 > Experimentos para ensino...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 03/06/2020 18:37 1.7 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42K7H98
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/42K7H98
Idiomapt
Arquivo Alvocardoso_experimentos.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Visibilidadeshown
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3ESR3H2
8JMKD3MGPDW34P/478H8LM
DivulgaçãoBNDEPOSITOLEGAL
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel doi e-mailaddress edition format isbn issn label lineage mark nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup recipient reportnumber resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark secondarytype session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url versiontype
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar