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1. Identificação
Tipo de ReferênciaRelatório (Report)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/42QRPCE
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2020/07.08.19.23
Última Atualização2020:07.08.19.23.57 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2020/07.08.19.23.57
Última Atualização dos Metadados2022:09.14.20.07.11 (UTC) administrator
Chave de CitaçãoSousaFern:2014:ExDiCo
TítuloExperimentos para a divulgação do conhecimento fotovoltaico
Ano2014
Data de Acesso25 abr. 2024
TipoRDP
Número de Páginas22
Número de Arquivos1
Tamanho542 KiB
2. Contextualização
Autor1 Sousa, Bianca Pinheiro de
2 Fernandes, Bruno Bacci
Grupo1
2 LAP-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 biancapinheiro_sjc@hotmail.com
2 cristina.forti@inpe.br
InstituiçãoInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2020-07-08 19:23:57 :: simone -> administrator ::
2022-09-14 20:07:11 :: administrator -> simone :: 2014
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chaveenergia renovável
módulos fotovoltaicos
desenvolvimento sustentável
ResumoÉ de conhecimento geral a necessidade de inserção de novos temas nos materiais didáticos dos ensinos básicos do país. A evolução tecnológica e a utilização por pessoas cada vez mais jovens de produtos que são lançados exige que a base de conhecimento apresentada pelos meios de comunicação e de ensino seja renovada. Uma das várias formas de inserir estes conhecimentos no cotidiano dos jovens é através da divulgação de novas tecnologias, que pode ser realizada tanto por educadores quanto por grupos de pesquisa, ou por ambos em conjunto. Com base nesta necessidade, o presente trabalho objetiva a divulgação da energia fotovoltaica, visto que atualmente, essa energia que é produzida diretamente dos raios solares se mostra a mais vantajosa, mas ainda pouco explorada no Brasil. A partir de pesquisas e discussões realizadas ao longo do desenvolvimento do presente trabalho, foi elaborado um material didático que permite o entendimento de pessoas acima de doze anos a respeito da energia fotovoltaica. Como a divulgação e discussão deste tema é de grande importância para todos os cidadãos, o projeto inicial foi ampliado para ambientes extraescolares. Um primeiro questionário já foi aplicado em um grupo com faixa etária entre 12 e 23 anos. Foi possível verificar o nível de conhecimento dos entrevistados, ainda sem a influência da divulgação proposta no presente trabalho. A parcela de 40% dos entrevistados afirma não saber o que é um átomo, o que é confirmado quando metade destes entrevistados afirma que um átomo é maior que um grão de areia. Observa-se que entre os entrevistados que afirmam saber o que é um átomo, aproximadamente 67% não conhecem sua real definição, pois afirmam que um átomo tem sempre as mesmas características e propriedades. Foi elaborada uma apresentação de slides para melhor conceituar as energias alternativas, a energia fotovoltaica e o efeito fotovoltaico. Outro questionário será aplicado aos jovens antes e após essa apresentação para relatar o quanto foi absorvido por eles durante uma visita prevista ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Deseja-se estender o projeto para diversas unidades escolares, com o intuito de enriquecer o conhecimento dos jovens e propagar o conceito de energia fotovoltaica.
ÁreaFISPLASMA
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Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2014 > Experimentos para a...
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agreement.html 08/07/2020 16:23 1.7 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42QRPCE
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/42QRPCE
Arquivo AlvoBianca Pinheiro de Sousa_PARTE 1.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Visibilidadeshown
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3ET2RFS
8JMKD3MGPDW34P/478H8PH
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.46 1
DivulgaçãoBNDEPOSITOLEGAL
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel doi e-mailaddress edition format isbn issn label language lineage mark nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup recipient reportnumber resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark secondarytype session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url versiontype
7. Controle da descrição
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