Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Revista Científica (Journal Article)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br (namespace prefix: upn:3Q3U5H8)
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/43H72CH
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2020/11.04.13.10
Última Atualização2020:11.04.13.10.26 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2020/11.04.13.10.26
Última Atualização dos Metadados2022:01.04.01.35.33 (UTC) administrator
DOI10.1590/0102-7786353002
ISSN0102-7786
Chave de CitaçãoAlmeidaCavaSilv:2020:ImMuCl
TítuloImpactos das mudanças climáticas no bioma Caatinga na percepção dos professores da rede pública municipal de General Sampaio - Ceará
Ano2020
Mêsjul/set.
Data de Acesso07 dez. 2025
Tipo de Trabalhojournal article
Tipo SecundárioPRE PN
Número de Arquivos1
Tamanho770 KiB
2. Contextualização
Autor1 Almeida, Rafaela Gomes de
2 Cavalcante, Arnóbio de Mendonça Barreto
3 Silva, Emerson Mariano da
ORCID1
2
3 0000-0002-9131-9820
Grupo1
2 CRCRN-COCRE-INPE-MCTIC-GOV-BR
Afiliação1 Universidade Estadual do Ceará (UEC)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Universidade Estadual do Ceará (UEC)
Endereço de e-Mail do Autor1
2 arnobio.cavalcante@inpe.br
RevistaRevista Brasileira de Meteorologia
Volume35
Número3
Páginas397-405
Nota SecundáriaA2_INTERDISCIPLINAR A2_GEOGRAFIA A2_CIÊNCIAS_AMBIENTAIS B1_PLANEJAMENTO_URBANO_E_REGIONAL_/_DEMOGRAFIA B2_GEOCIÊNCIAS B2_ENGENHARIAS_I B3_BIODIVERSIDADE B4_MATEMÁTICA_/_PROBABILIDADE_E_ESTATÍSTICA B4_ENGENHARIAS_IV B4_ENGENHARIAS_III B5_ENGENHARIAS_II B5_CIÊNCIAS_AGRÁRIAS_I B5_BIOTECNOLOGIA C_CIÊNCIAS_BIOLÓGICAS_I C_CIÊNCIA_DA_COMPUTAÇÃO C_ASTRONOMIA_/_FÍSICA
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04 upn:3Q3U5H8
Histórico (UTC)2020-11-04 13:10:26 :: simone -> administrator ::
2020-11-04 13:10:27 :: administrator -> simone :: 2020
2020-11-04 13:15:28 :: simone -> administrator :: 2020
2022-01-04 01:35:33 :: administrator -> simone :: 2020
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-Chaveclima
ensino fundamental
adaptação climática
iramuteq
: climate
elementary school
climatic adaptation
iramuteq
ResumoO bioma Caatinga é o lugar onde vivem 28,6 milhões de pessoas e que tem sido apontado como uma região ecológica vulnerável às mudanças climáticas. Isso abre a possibilidade para adoção de medidas adaptativas na população em um futuro próximo. Nessa perspectiva, a conscientização da população pode ajudar no processo de adaptação às mudanças climáticas, conscientização que pode ser alcançada por meio da educação formal e a partir da percepção dos agentes sociais. Porém, estariam os agentes sociais, especificamente, os professores percebendo as mudanças climáticas? O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de percepção dos professores da rede pública do município de General Sampaio (CE), em relação aos impactos das mudanças climáticas no bioma Caatinga. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevistas aplicadas em 10 professores do Ensino Fundamental, que lecionam nas disciplinas de Ciências e Geografia. As entrevistas foram processadas no software IRAMUTEQ, um método informatizado de análises textuais e analisadas de forma qualitativa. Os resultados mostraram que os professores percebem as variações climáticas por meio de sensações térmicas inconstantes, secas extremas e chuvas fora de época. Todavia, não reconhecem os riscos que o bioma Caatinga e a população estão correndo diante da ameaça das mudanças climáticas. ABSTRACT: The Caatinga biome is the place where 28.6 million people live and has been identified as an ecological region vulnerable to climate change. This opens the possibility for the adoption of adaptive measures in the population in the near future. In this perspective, the population's awareness can help in the process of adapting to climate change, which can be achieved through formal education and from the perception of social agents. However, are social agents, specifically, elementary school teachers perceiving climate change? The present study sought to analyze the perception level of public school teachers in the municipality of General Sampaio (CE), in relation to the impacts of climate change on the Caatinga biome. To this end, a field research was carried out with interviews involving 10 elementary school teachers, who teach in the disciplines of Science and Geography. The interviews were processed using the IRAMUTEQ software, a computerized method of textual analysis and analyzed in a qualitative way. The results showed that teachers perceive climatic variations, through changing thermal sensations, extreme droughts and off-season rain. However, they do not recognize the risks that the Caatinga biome and the population are taking in the face of the threat of climate change.
ÁreaSRE
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > CRCRN > Impactos das mudanças...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 04/11/2020 10:10 1.0 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URI dos dadosupn:3Q3U5H8:8JMKD3MGP3W34R/43H72CH
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/43H72CH
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/43H72CH
Idiomapt
Arquivo Alvoalmeida_impactos.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Grupo de Leitoresadministrator
simone
Visibilidadeshown
Política de Arquivamentoallowpublisher allowfinaldraft
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3EUAPES
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.03.20.46 - 44
DivulgaçãoPORTALCAPES; SCIELO; MGA; SCOPUS.
6. Notas
Campos Vaziosalternatejournal archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel e-mailaddress format isbn label lineage mark mirrorrepository nextedition notes parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar